top of page

“Vereadores deveriam trabalhar gratuitamente”, diz jornalista


Compactuando com a ideia de vários críticos da política brasileira, o editor-chefe e colunista político do Jornal Folha de Ajuricaba, Josemar Martins, manifestou seu desconforto com a atual estrutura política em que se encontram os municípios. Para Josemar, os vereadores municipais não deveriam receber monetariamente pelo seu trabalho, ou seja, seriam eleitos, prestariam seus serviços e não receberiam nada em troca das suas tarefas prestadas à municipalidade.

Houve uma proposta de Emenda Constitucional que rezava essa prerrogativa, sendo tal proposta destinada à municípios com menos de 50 mil habitantes, contudo atenderia quase a totalidade dos municípios da Região Noroeste Gaúcha. Tal projeto foi retirado pelo seu autor, Cyro Miranda, sendo este arquivado, causando discussão e, como natural, polêmica. Sabe-se que os vereadores recebem até 75% do que ganha um deputado estadual nas cidades grandes, bem diferente de municípios pequenos, no entanto a medida iria atingir a grande maioria dos municípios do Brasil.


Vereadores comemoraram no Senado o arquivamento da PEC 35 de 2012:



“Como seria interessante os vereadores do seu município serem eleitos e não receber nenhum centavo por isso, ou seja, exercer as atividades em prol da comunidade onde está inserido”, salienta Josemar. Ele diz ainda que seria o mesmo que presidir uma entidade, trabalhando em prol de uma sociedade, da mesma forma que Presidentes de igrejas, de clubes e de associações, sendo assim, a função de vereador também pode ser enquadrada como uma ação social, de benefícios a comunidade e sem remuneração.

Contudo, alguns deputados afirmam que a medida é inconstitucional e acaba sendo até mesmo discriminatória, pois difere tratamento de um município para outro. Por sua vez, Martins finaliza dizendo que algo precisa mudar, e extinguir salários dos vereadores não seria tudo e nem o mais importante, mas seria o início de uma reforma política nesse país que está pobre politicamente: “Devem ser criados mecanismos que deem espaços para as pessoas efetivamente entrar na política e contribuir pelo social”.



bottom of page