top of page

Conheça Vinícius e Tom, os mascotes das Olimpíadas Rio 2016

  • Valéria Foletto
  • 24 de mar. de 2016
  • 2 min de leitura

Inspirados em grandes nomes da música brasileira, os mascotes prometem um show à parte

Os mascotes olímpicos são animais nativos que representam a cultura do país anfitrião dos jogos. Eles surgiram nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1968, em Grenoble na França. Os mascotes das Olímpiadas a Paralimpíadas do Rio de Janeiro são Vinícius e Tom, e, quem os escolheram foram os internautas através de votação. Os nomes são em homenagem aos músicos Vinicius de Moraes e Tom Jobim. Vinícius é o nome do mascote olímpico e Tom, o paralímpico. Os dois foram grandes nomes da Bossa Nova, movimento que fez todo mundo conhecer e cantar as belezas do Rio, e são autores de Garota de Ipanema, uma das canções mais tocadas do mundo.


O Presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Arthut Nuzman, em entrevista a globoesporte.com, disse que “além de representar a fauna e flora brasileiras, nossos mascotes agora também se conectam com o melhor da nossa música”.


Vinícius e Tom, os mascotes das Olimpíadas Rio 2016 (Foto: Divulgação)

Vinícius e Tom, os mascotes das Olimpíadas Rio 2016 (Foto: Divulgação)

A história dos ícones da Olímpiada conta que, no dia em que foi anunciado o Rio como sede do evento, a alegria dos brasileiros foi sentida por toda a natureza e dessa energia nasceram os mascotes. Ficção e realidade andam juntas, ambos são criaturas mágicas e prometem encantar a todos com seus superpoderes no mês de agosto, quando ocorre a maior competição esportiva do mundo.


Os símbolos são inspirados na fauna e flora brasileira, com influências na cultura pop e de personagens de vídeo game e possuem o intuito de disseminar as mensagens do evento para os diversos públicos, principalmente o infanto-juvenil. O mascote Olímpico representa a diversidade dos animais do país, tem semelhança com a agilidade dos felinos, o gingado dos macacos e a leveza das aves. Já o mascote paraolímpico é uma inédita mistura da flora do Brasil. O personagem está sempre crescendo e superando obstáculos, além disso possui capacidade transformadora da flora, que como as plantas, está sempre crescendo em direção ao sol e superando obstáculos.


Vinicius e Tom esperam por todos nas Olímpiadas Rio 2016.


 
 
 

Comments


Visto em

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page