top of page

Práticas pedagógicas e suas constantes mudanças

  • Vanessa Marchalek
  • 24 de mar. de 2016
  • 2 min de leitura

O que não pode acontecer é estar no século XXI, e viver, ou ter o projeto do século XX, o ecossistema precisa ser atualizado, o ciclo de passar ensinamentos, ensinar os métodos de acordo com o que os alunos e seus familiares vivem no dia de hoje. As mudanças que acontecem, no mundo, acabam por trazer inovações no sistema de ensino, desde séries iniciais. Alunos aprendem a conviver em uma sociedade, de novo formato, e suas constantes mudanças.

A Professora e Diretora da escola Municipal Professor Otálicio Hartming de Dr Mauricio Cardoso Lisete Casarotto relata sobre como foi, e hoje, as constantes mudanças: “O método de ensino em alguns anos atrás era condizente com a realidade que se vivia e o aluno e professor se adaptavam a ele. Aprendia-se de forma diferente, mas se aprendia. O conhecimento não estava tão ao alcance, mas se buscava o mesmo através de pesquisas em livros disponíveis em bibliotecas”.

A comunicação, a forma de ensino, o mundo virtual, com a chegada da internet, facilitou bastante aos professores em suas pesquisas de materiais, a novas dinâmicas, ficou mais fácil mais rápido. Sendo assim um ensino muitas vezes mais atrativo aos alunos. A criança, o adolescente tem um domínio muito grande com as tecnologias. Lisete também salienta que “de certa forma se aproveitava e se valorizava mais o conhecimento adquirido. Nos dias de hoje a internet facilita o desenvolvimento das atividades através da disponibilização da informação em todos os níveis e aspectos, uma vez que o aluno, em um curto espaço de tempo, consegue obter informações atualizadas, porém nem sempre sabe fazer uso correto dela”.

O que também pode ajudar as vezes, acaba por prejudicar. Redes sociais, aplicativos, usados por alunos em horários de aula, atrapalham o aprendizado, a professora Lisete ressalta “ a escola precisa atender as necessidades e curiosidades dos alunos para que os mesmos se sintam incentivados para desenvolverem suas aprendizagens, através de aulas interativas com o mundo tecnológico, utilizando laboratório de informática, tablet e datashow. Quanto ao celular e aplicativos na escola, não está sendo fácil fazê-los compreender a forma correta de usá-los com aproveitamento significativo para a aprendizagem e crescimento pessoal”.

E questão de segurança do próprio aluno, com quem está falando em suas redes sociais, acabam ficando mais isolados, a atenção na aula não será a mesma. A cobrança muitas vezes dos pais, por ter aquela nota baixa no final. E até mesmo em casa, as formas de estudar mudaram, e os pais precisam também ter um controle do tempo que a criança e ou adolescente acessa redes sociais e ou site de informações variadas.

Veja o link abaixo que fala da família e como ajudar o filho, com o uso correto sem demasias:


 
 
 

Comments


Visto em

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page