Vacinação contra a gripe H1N1 começa no RS
- Évelin Lorca e Crystian Carniel
- 28 de abr. de 2016
- 2 min de leitura
A campanha iniciou nesta segunda (25), em todo o estado do Rio Grande do Sul

Começou nesta segunda-feira (25) a vacinação contra o vírus H1N1 em todo o estado do Rio Grande do Sul. Segundo a Secretaria de Saúde do estão, só neste ano já ocorreram 18 mortes pelo vírus H1N1. O número foi divulgado na manhã da última sexta-feira, quando foram atualizados os dados.
Tem direito para receber a vacina gratuitamente, pessoas com 60 anos ou mais, crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos, gestantes, mulheres até 45 dias depois do parto, e pessoas com doenças crônicas (respiratórias, cardíacas, renais, além de obesos e diabéticos). Além destes grupos, os indígenas também recebem as doses, diretamente nas aldeias; os profissionais de saúde se vacinam nos próprios locais de trabalho; e a população privada de liberdade, devido aos altos índices de doenças respiratórias.
Com a chegada do frio, o cuidado em não contrair a doença é dobrado. O Fisioterapeuta Eduardo Gonçalves, que já foi vacinado conta a importância da vacinação para ele que tem contato direto com várias pessoas durante o dia: “O contato com pessoas de diferentes lugares e condições de saúde, deixa o profissional da área de saúde exposto a diversos riscos à sua própria saúde. O profissional não pode oferecer risco de um paciente para outro. Por esses motivos é importante a vacinação contra o vírus H1N1, para proteger o profissional e os seus pacientes”, afirma.
Em Ijuí apenas 3 possíveis suspeitas da gripe foram identificadas, até agora nenhum caso confirmado foi relatado. Mas as medidas de prevenção já estão sendo tomadas, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) o grupo de risco do município receberá as vacinas até o final do mês de abril.
Commenti