top of page

Enem 2016


Estudantes do último ano do ensino médio de escolas públicas e privadas, que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste ano contam com uma ferramenta que auxiliará na preparação para as provas do exame Enem. A Plataforma Hora do Enem, lançada pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com Serviço Social da Indústria (SESI), além da TV Escola, canal público do MEC. É um programa de TV e plataforma de estudos voltados para preparação dos participantes.

A plataforma “Hora do Enem”, dispõem de diversos recursos interativos para melhorar o aprendizado dos participantes do exame. A iniciativa reúne na internet um conjunto de ações, como simulados e vídeo aulas. O estudante ao realizar o cadastro, informa o curso superior quer fazer. Em seguida, responde a algumas questões e recebe um plano de estudo individualizado para começar a preparação para o Enem. São 1,2 mil aulas e cerca de três mil exercícios disponíveis.

Conforme a estudante Bruna Angélica da Silva, de Catuípe, os recursos oferecidos pela plataforma como os simulados online auxiliarão na preparação para o Enem. “A plataforma Hora do Enem, possibilitará um estudo mais dinâmico, além do conteúdo estudado em sala de aula, o que fará com que esteja preparada para o exame. ”

O primeiro simulado online ocorrerá no próximo sábado, 30, o teste terá 80 itens, com a mesma metodologia de elaboração de questões do exame. Serão oferecidos 120 mil pontos de internet, em todo o país. Estudantes que possuem acesso à internet, poderão realizar o simulado através do computador, tablet ou celular. Estão previstos outros três simulados on-line, o segundo, em 25 de junho; o terceiro, em 13 de agosto e o último, nos dias 8 e 9 de outubro.

Na plataforma além de planos de estudo, estão disponíveis exercícios e vídeo aulas, que podem ser assistidas a partir do dia 30 de abril no espaço denominado MECFlix. A TV Escola irá transmitir o programa de TV Hora do Enem. A programação televisiva inclui vídeos de resoluções de exercícios. A exibição será diária, às 18h, com reprise no dia seguinte, às 7h e às 13h, além dos fins de semana. A transmissão contará com a parceria de mais de 40 canais em todo o Brasil, entre tevês universitárias, comunitárias, legislativas e canais estaduais.


bottom of page