ESPORTE X SEDENTARISMO
- João Vitor
- 3 de mai. de 2016
- 2 min de leitura

Vivemos na era moderna, da tecnologia, do conforto, da evolução. Mas talvez não tenhamos evoluído tanto assim. Quando o assunto é sobre atividades físicas, principalmente dos jovens de hoje em dia, é alarmante o número de sedentários. Segundo o site “EBC”, em uma pesquisa feita em 2014, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 46% dos brasileiros são sedentários.
O personal trainer e educador físico Adelar Minetto, confirma que um dos problemas é a possível “zona de conforto” que cada pessoa carrega consigo, aliada de desculpas ‘clichês’. “Cada vez se têm um maior número de pessoas que acredita que é melhor um banco do que uma caminhada, melhor uma pipoca e uma televisão, ao invés de uma hora na academia. As pessoas não imaginam a qualidade e o bem que futuramente traria a eles e assim aumentam a sua zona de conforto”.
Mas o grande problema está na juventude - jovens, crianças e adolescentes. Muitas vezes, os mesmos alegam a falta de prática por motivos questionáveis, por exemplo, “esqueci”, “não tive tempo”, entre outras. Além disso, essa tão falada ‘zona de conforto’, pode afetar uma fase de crescimento dos próprios adolescentes. “Cada dia o jovem está aumentando sua zona de conforto. Cada vez fazendo menos tarefas e coisas, e mais preocupados com seu bem-estar, no caso, tempo livre sem comprometimento, sem ter horas determinadas para tarefas que iriam fazer seu crescimento intelectual, social e até de práticas de saúde como as atividades físicas e exercícios” – relata Adelar.
Comprovado cientificamente, a prática esportiva ajuda muito para uma melhor qualidade de vida para as pessoas, mas a tecnologia tem interferido nisso. Com relação aos jovens e adolescentes, grande maioria preferem um Playstation, ou um Xbox, do que uma corrida. Mas isso pode interferir na sua formação e preparação para uma vida adulta, em relação a situações complicadas mais adiante.
Leia também:
Comentarios