top of page

A relevância da coleta seletiva para a sociedade

  • Roger Almeida
  • 5 de mai. de 2016
  • 2 min de leitura

A reciclagem do lixo é uma ação importante para manter uma cidade dentro do padrão de qualidade de vida. Conserva o meio ambiente limpo, evita proliferações de doenças e promove a conscientização da população na preservação ambiental. Segundo dados do Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), 83% das cidades brasileira não realizam a coleta seletiva, apenas 13% tem o programa ativo de coleta. A pesquisa aponta que dos 5.570 municípios brasileiros, somente 927 efetuam a coleta seletiva de materiais reaproveitáveis.

A cidade de Ijuí, localizada na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, é uma das cidades que promovem o recolhimento do lixo reutilizável. Segundo a secretária adjunta do meio ambiente de Ijuí, Rosemir Martins de Oliveira, todo material recolhido pela coleta seletiva ele volta ao ciclo de produção. '' Na questão ambiental existe um fator muito importante que é o da extração de nova matéria prima para produção de novos produtos. No caso do papel, não precisa extrair arvores para produzir mais papel. ’’

O papel precisa de um branqueamento para vir para o mercado, esse processo necessita de produtos químicos, e o reciclado não tem esse branqueamento não agride a natureza. Tem destino de vários tipos de matérias dentro do nosso município, além do reciclável coletado de porta em porta em nossas casas.

​Conforme Rosemir, o serviço de separação e destinação do lixo ajuda a gerar menos impacto ambiental, pois o tempo de decomposição do lixo pode durar séculos. "Plástico 400 anos, alumínio 500 anos, muita vez descartados em via pública que vai pela tubulação de esgoto para nos arroios e rios, quando decomposto dentro da água ele é absorvido pelos animais aquáticos.''


Outro benefício da reciclagem de resíduos sólidos está na questão econômica, de acordo com secretária, todo material que volta pelo ciclo de coleta seletiva, primeiro passa por uma associação de catadores, e ali estará gerando trabalho e renda." Em Ijuí temos associações de catadores, a traz de cada catador tem uma família que sobrevive disso, que desse material se compra roupa, alimentos e material escolar. Tudo isso gera economia, gera trabalho, gera renda e tem menos impactos sociais, ambientais e na saúde, ’finaliza.



O empresário no ramo de reciclagem Mauri Demboski, ressalta a importância econômica e para o meio ambiente, confiram a entrevista na intriga.


O serviço de coleta de lixo na cidade é terceirizado, recole todo o material passivo de reciclagem plástico, papel e metal. Para o vidros e pilhas Ijuí possui pontos de entrega, os Ecopontos, são mais de 126 pontos de coleta, segundo Rosemir são recolhidos mais de 30 mil quilos de vidro por mês." Todo nosso material coletado é pesado, o vidro tem um tempo indeterminado de decomposição e é 100% passivo de reciclagem, vidro volta a ser vidro novamente, como novos produtos, ou usado como composição asfáltica''.

Orientações quanto ao destino adequado dos resíduos em Ijuí, podem ser obtidas na Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) Telefone (55)3332 9384.


Comments


Visto em

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page