Campanha contra o HPV 2016
- Suzana Klein
- 14 de mai. de 2016
- 1 min de leitura

A campanha nacional de mobilização, coordenada pelo Ministério da Saúde, contra o vírus papiloma humano (HPV), responsável por 70% dos casos de câncer do colo do útero, quarta causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil. Ocorreu no mês de abril, em que, fora disponibilizada a primeira dose da vacina contra o HPV, para meninas de 9 a 13 anos. Esta, entretanto, pode ser encontrada nos postos de saúde durante todo o ano.
De acordo com o Ministério da Saúde, foram gastos R$ 1,1 bilhão para a compra de 32 milhões de doses contra o HPV nos últimos três anos. A vacina usada pelo governo brasileiro é a quadrivalente e protege contra os subtipos 6, 11, 16 e 18 – principais responsáveis por casos de câncer de colo de útero e verrugas anogenotais.
Conforme a Técnica de Enfermagem, Jéssica Pacheco, de Catuípe, é importante que os pais de meninas dessa faixa etária, levem suas filhas até os postos de saúde, para tomarem a primeira dose da vacina. “ A vacinação de meninas de 9 a 13 anos, contra o HPV é de extrema importância. Por isso, é necessário que as meninas tomem as duas doses da vacina, deste modo a proteção contra o câncer de colo de útero será eficaz”.
A vacinação contra o HPV é a forma mais eficiente de se proteger contra o câncer de colo do útero. Para prevenir é preciso vacinar as adolescentes de 9 a 13 anos nas Unidades de Saúde do SUS ou nas escolas. Assim como fazer o exame preventivo (Papanicolau) na vida adulta (idade entre 25 e 64 anos).
Comments