Grêmio Atlético Farroupilha completa 90 anos de história
- Valéria Foletto
- 17 de mai. de 2016
- 2 min de leitura
O tricolor de Pelotas disputa atualmente a Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho, popularmente conhecida como a terceirona gaúcha.

O Grêmio Atlético Farroupilha completou 90 anos de existência somando derrotas, vitórias, glórias e ostracismo. O clube foi fundado por militares em 26 de abri de 1926 e possuía como nome Grêmio Atlético do 9º Regimento, o qual permaneceu até 1941.
O Fantasma de Fragata, como é conhecido o clube pelos torcedores, teve origem através da união de militares que serviram no 9º Regimento de Infantaria do Exército Brasileiro. Em 1941, o então governo de Getúlio Vargas proibiu por decreto que as unidades militares emprestassem seus nomes à agremiações, deste modo, os dirigentes da época decidiram adotar o nome de “Farroupilha” em alusão ao maior título obtido pelo clube: o Campeonato Estadual de 1935.
De acordo com o torcedor do Fragata Henrique Cönig, o Farroupilha possui pouco investimento. “O clube tem buscado formar times competitivos com os jovens de Pelotas e região. Luta a cada viagem, a cada inverno, a cada temporada para manter-se aberto. Para não literalmente virar fantasma”, lamenta.
Entre as conquistas, a principal: título do campeonato estadual de 1935, pois se trata da mais importante taça do futebol do Rio Grande do Sul. Isto porque o título de campeão gaúcho daquele ano é válido por 100 anos, pois a temporada da disputa marcava o centenário da Revolução Farroupilha.
O Grêmio Atlético Farroupilha coleciona histórias e possui uma forte representação na região sul do estado. Juntamente com o Pelotas e o Brasil, são considerados os maiores clubes da cidade de Pelotas. Atualmente o Fantasma disputa a Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho. Além disso, anunciou recentemente parceria com um clube de futsal para contar com o futebol feminino.
Comments