top of page

POR QUE O BLOQUEIO DO WHATSAPP GEROU PREOCUPAÇÃO?


Em meio a grande repercussão devido ao bloqueio do aplicativo “Whatsapp”, na semana passada, por motivos de que os proprietários não quiseram colaborar com as investigações da CPI dos Crimes Cibernéticos, realizada pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça). Por causa disso, uma grande parte da população brasileira que é ativa no aplicativo, se preocupa com um possível novo bloqueio. Mark Zuckerberg, CEO do Facebook – empresa que detém os direitos do Whatsapp -, se pronunciou com uma publicação em redes sociais, considerando que os brasileiros tiveram seu “direito à liberdade de comunicação negado”.

Mas o fato é que nos últimos anos o aplicativo tem cativado até mesmo as empresas, de forma que uma empresa em Campinas/SP ingressou no ramo, contratando uma assistente exclusiva de Whatsapp. Esse trabalho se daria na função de responder dúvidas de clientes, e paga até R$ 2 mil. Além das empresas, as corporações também têm aderido ao aplicativo. É o caso do Uberlândia Shopping, de Uberlândia/MG. No caso do Uberlândia Shopping, o grande objetivo é estreitar o relacionamento com seus clientes, além de ampliar o atendimento, e até mesmo contratar colaboradores.

Responsável por determinar o desbloqueio do Whatsapp no território brasileiro, o desembargador sergipano, Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, em entrevista para o Folha de São Paulo, relatou que a suspenção do Whatsapp gerou um “caos social e todo o território nacional”. Já o acadêmico de Ciência da Computação, Éderson Siqueira, relata que o aplicativo ‘agilizou’ o processo de comunicação. “Melhorou a forma de comunicação (o aplicativo) entre as pessoas, a rapidez em que você pode mandar uma imagem ou algum arquivo, ainda mais por ele ser disponibilizado de forma quase gratuita, digo quase, pela razão de que para utilizá-lo, é necessário acesso à internet – relata Éderson.


bottom of page