top of page

DCE se posiciona politicamente

Foto divulgação

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) recebe críticas pelo seu posicionamento político. No mês de março a chapa Renovação do DCE da Unijuí realizou uma manifestação em prol da democracia. Foi uma critica a tentativa de golpe ao então governo de Dilma Rousseff. A mobilização aconteceu ao entorno do Diretório Central dos Estudantes e houve crítica por parte dos estudantes.

Dentro dessa pauta, abriu-se uma discussão nas redes sociais sobre a legitimidade da representação estudantil se manifestar dentro da instituição tomando partindo de um assunto polêmico e que divide a nação. Meios de comunicações locais usaram manchetes como “Unijuí lança frente a favor da democracia”, alegando que a instituição tomava partido da causa.

Em meio a tanta discussão, alunos se manifestam. Luiza Polleto, acadêmica do curso de Direito diz que o DCE tem total liberdade e legitimidade de se manifestar, afirmando que só adere ao movimento quem quer. Luiza Gomes, acadêmica do curso de Jornalismo critica os meios de comunicações que agiram de má fé em suas manchetes, dando à responsabilidade do movimento a instituição e não aos alunos, e também diz ser legítima a ação do Diretório Central.

A Unijuí afirmou em nota que, coerente com seu histórico de compromisso com a democracia como o único caminho de equacionamento lúcido e responsável dos conflitos sociais naturais ao processo civilizatório, tem sempre incentivado o debate crítico e aberto, na busca da verdade, respeitando as diferentes opiniões e opções políticas.

O período de crise política do país faz com debates se tornem agressivos, momentos de diálogos em guerras e expor a sua opinião ser uma ignorância. Um dos resultados colhidos pelo extremismo e ódio no âmbito político, foi a depredação da sede do DCE.


bottom of page