Incidência de câncer de boca preocupa região
- Leonardo Carlini
- 25 de jun. de 2016
- 1 min de leitura

O Coordenador do Centro de Especialidades Odontológicas de Ijuí, Erlon Beck, salienta que por meio de diagnósticos, há um alto registro de detecção de câncer de boca na região. Segundo ele, o CEO regional presta o serviço de biópsia e possui um contato direto com os 24 municípios da região que fazem parte da sua área de abrangência.
“O serviço que prestamos é o de biópsia e posteriormente, se confirmado o câncer, nós encaminhamos o paciente para o CACON”, observa o coordenador. Segundo ele, caso haja uma detecção precoce, o prognóstico de cura é de quase 100%. O dentista fala que por nossa região existirem muitas pessoas com a pele clara, a possibilidade de contrair a doença se torna maior.
Conheça todos os sintomas do câncer de boca
“Nós temos que trabalhar com a detecção precoce e remoção da lesão. O câncer de boca produz em estágio avançado, as pessoas ficam com lesões bucais, sem saliva e dificuldade de alimentação”, afirma Erlon. Ele fala que, geralmente o paciente que procura o serviço, já se encontra em estágio avançado, dificultando consideravelmente o tratamento.
O fumo associado ao álcool aumenta em quinze vezes a possibilidade de contrair o câncer de boca. A radiação solar também é causadora de lesões e, posteriormente pode se tornar um câncer. A má qualidade de higiene oral, é outra grande influenciadora bem como o vírus HPV.
Comments